Salve Semeadores da Luz, a quaresma é fundamento Umbandista? Vamos refletir...

 

A quaresma é um fundamento e evento com seu período definido (40 dias), deliberado por uma convenção católica chamada Concílio de Nicéia no ano 325 D.C., sendo adotada como tradição por Católicos Apostólicos Romanos no mundo todo. Portanto, quaresma pertence ao 'religare' católico.

 

A Umbanda é cristã e Jesus é o seu Mestre supremo, Oxalá em nossos Gongás mas, isso não significa que tenhamos de aplicar atos litúrgicos "alienígena" à mesma.

 

A Umbanda é uma religião genuína, com todos fundamentos e rituais para nós, seus filhos, exercemos o sagrado religare, nós não somos uma vertente do catolicismo. 

 

O sincretismo religioso católico na Umbanda: Orixás - Emanações de Deus refletidos nas Forças da Natureza, com os Santos católicos - seres humanos que encarnaram (Karma) na Terra e que após sua morte, por seus feitos/milagres aí sim receberam a canonização que é um fundamento católico, representado por humano, Papa, outorgado pela sua religião católica. São fundamentos bem diferentes!!!!

 

O Sincretismo, Orixás/Santos, foi recurso possível e necessário, em princípio, para fugir ao bárbaro sufocamento religioso impingido pela catequese católica aos negros escravos e com o passar do tempo, foi a garantia de uma convivência harmoniosa de duas religiões na mesma comunidade: Brasil, escola onde vivenciamos a diversidade e onde aprendemos o respeito ao próximo. 

 

A Umbanda é sala de aula também nessa matéria, por isso dependendo da maior proximidade do Terreiro com o sincretismo católico, algumas Casas não fazem Giras na quaresma ou trabalham apenas com determinadas Falanges. Aqui na Egrégora 8 - C.U.R.A. respeitamos! Pois faz parte da ética, diversidade e do bom conviver fraterno e religioso. Mas não faz parte do nosso fundamento! Quaresma pertence a Igreja Católica Apostólica Romana.

 

Nossos trabalhos de Umbanda no nosso Gongá, seguem os fundamentos da Umbanda, com todo: – AMOR, CARIDADE e FRATERNIDADE e os internos, vindos do Caboclo Pena Branca e Velho Francisco de Aruanda. Saravá, Mãe Tania.

COM ORGULHO E ALEGRIA DE SER UMBANDISTA, SARAVÁ!

Exibições: 16

Comentar

Você precisa ser um membro de RBU - Rede Brasileira de Umbanda para adicionar comentários!

Entrar em RBU - Rede Brasileira de Umbanda

"Um país se faz com homens e livros."
(Monteiro Lobato)

CLIQUE AQUI PARA COMPRAR

 

Fotos

Carregando...
  • Adicionar fotos
  • Exibir todos

VISITANTES

Badge

Carregando...

© 2017   Criado por Rede Brasileira de Umbanda.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Offline

Vídeo ao vivo