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SOMOS ESPIRITAS PAI JOAQUIM

Preto Velho Apresentam-se também na Umbanda, além dos Orixás, uma categoria de espíritos denominados guias ou entidades, os quais nos acompanham no dia a dia de nossos trabalhos espirituais. São eles: Os Caboclo, Pretos- Velhos, Crianças e Exús.

Local: CENTRO ESPIRITA SÃO JORGE
Membros: 59
Última atividade: 28 Mar

VOVÓ MARIA CONGA

Cenas de exaustivo trabalho em plantações de cana. É nisso que Vovó Maria Conga parece estar constantemente envolvida. Gosta de doces, cocada branca em especial, mas não dá demonstrações de ter sido esta sua principal ocupação na encarnação como escrava.
Sentada em um toco de madeira no terreiro contou, certa vez, alguns fatos de sua vida em terra brasileira.

Começou dizendo que só o fato de podermos conviver com nossos filhos é uma grande dádiva. Naquele tempo as negras eram destinadas, entre outras coisas, a procriar, a gerar filhos que delas eram afastados muito cedo, até mesmo antes de serem desmamados. Outras negras alimentavam sua cria, assim como tantos outros “filhotes” foram alimentados pela Mãe Conga. Quase todas as mulheres escravas se transformavam em mães; cuidavam das crianças que chegavam à fazenda, rezando para que seus próprios filhos também encontrassem alento aonde quer que estivessem.

Os orixás africanos, desempenhavam papel fundamental nesta época. Diferentes nações africanas que antes guerreavam, foram obrigadas a se unir na defesa da raça e todos os orixás passaram a trabalhar para todo o povo negro. As mães tomavam conhecimento do destino de seus filhos através das mensagens dos orixás. Eram eles que pediam oferendas em momentos difíceis e era a eles que todos recorriam para afastar a dor.

Maria Conga teve que se utilizar de algumas “mirongas” para deixar de ser uma reprodutora, e assim, pelo fato de ainda ser uma mulher forte, restou-lhe a plantação de cana. A colheita era sempre motivo para muito trabalho e uma espécie de algazarra contagiava o lugar. Enquanto as mulheres cortavam a cana, as crianças, em total rebuliço, arrumavam os fardos para que os homens os carregassem até o local indicado pelo feitor. Foi numa dessas ocasiões que Maria Conga soube que um dos seus filhos, afastado dela quando já sabia andar e falar, era homem forte, trabalhando numa fazenda próxima.

Seu coração transbordou de alegria e nada poderia dissuadi-la da idéia de revê-lo. Passou então a escapar da fazenda, correndo de sol a sol, para admirar a beleza daquele forte negro. Nas primeiras vezes não teve meios de falar com ele, mas os orixás ouviram suas súplicas e não tardou para que os dois pudessem se abraçar e derramar as lágrimas por tanto tempo contidas. Parecia a ela que eles nunca tinham se afastado, pois o amor os mantivera unidos por todo o tempo.
Certa tarde, quase chegando na senzala, a negra foi descoberta. Apanhou bastante, mas não deixou de escapar novamente para reencontrar seu filho. Mais uma vez os brancos a pegaram na fuga, e como ela ainda insistisse uma terceira vez resolveram encerrar a questão: queimaram sua perna direita, um pouco acima da canela, para que ela não mais pudesse correr.

Impossibilitada de ver o filho, com menor capacidade de trabalho, a Vó Maria Conga virou parteira da senzala, passou a cuidar das crianças negras, e de seus doentes. Seu coração se encheu de tristeza ao saber que haviam matado seu filho quando tentava fugir para vê-la.Sua vida mudou. De alegre e tagarela passou a ser muito séria, cuidando do que falava até mesmo com os outros negros. Para as crianças contava histórias de reis negros em terras negras, onde não havia outro senhor. Sábia, experiente e calada, Vovó Maria Conga desencarnou.
Com lágrimas na alma ela acabou seu conto. Disse que só entendeu a medida do amor após a sua morte. Seu filho a esperava sorrindo, guardião que fora da mãe o tempo todo em que aguardava seu retorno ao mundo dos espíritos.

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Comentário de Gisinha vilela em 21 abril 2013 às 17:37

RELATO COMOVENTE... LÁGRIMAS DE DOR TRANSFORMADAS EM LUZ.

GRATA.

Comentário de Vladimir Bastidas em 13 maio 2010 às 18:55
Saravá Pai Joaquim de Angola, Salve sua Força e Luz !
Salve o Dia dos Pretos Velhos, 13 de maio !
Salve toda a Corrente Astral de Umbanda !
Saravá todos os Pretos Velhos e todas as Pretas Velhas !
Salve Vovó Maria Conga, Salve Pai Joaquim !
Comentário de Vladimir Bastidas em 22 outubro 2009 às 14:54
Saravá Pretos Velhos ! Saravá as Almas ! Saravá Pai Joaquim de Angola, meu mentor e protetor ! Salve sua força !
Comentário de lucia cristina branco em 4 outubro 2009 às 21:04
ai não sei nem explicar o que sinto por esse bondoso preto velho pai joaquim de angola so sei dizer que me sinto feliz de poder trabalhar com ele.um abraço
Comentário de Ester Oliveira de Souza em 16 setembro 2009 às 20:31
A casa que estou tbm é de Pai joaquim ele que nos guia nos orienta. Axé
Comentário de nadjamara pinheiro em 14 setembro 2009 às 9:52
verdade seja dita ,se fiquei na umbanda até hoje,foi graças a luz abençoada desses bondosos espiritos ,que conseguem nos compreender.Entender todos entendem nossas histórias, opinam,julgam,mas não compreendem pois seus espiritos ainda nao galgaram até o entendimento da Luz ,por isso que chamo meu guia de vovô benedito,pois sem ele o meu mundo continuaria sendo só meu....obrigado amigo vovô,muito obrigado umbanda, por ter tido esta particpação em minha GRANDE VIDA DE APRENDIZADO,NESTA ENCARNAÇÃO........SARAVÁ A TODOS ,FRATERNALMENTE....AXÉ
Comentário de Nelma da oxum em 13 setembro 2009 às 22:55
estou em desevolvimento,quando cantou o ponto de pai joaquim da angola senti vibração,muito forte minhas pernas ficaram cansada, acho que queria encorporar.
Ainda se lembro quando criança tinha apenas 12 anos vi ele ja apareceu pra mim depois disso duas vezes a pouco tempo vi ele debaixo de um limoeiro num sitio onde tinha uma casa velha,perto de um terreno onde nos compramos, agora entendo o porque via ele . Salve todos os pretos velhos pois tenho muito adimiração!!
Foi uma preta velha vovó Mariana que me ensinou como é maravilhoso a nossa umbanda,me mostrou o caminho que tanto proucurava ,agora sou feliz por renascer de novo ,sou uma mulher feliz.
Comentário de JANETE TARASIUK em 9 setembro 2009 às 1:08
PORQUE DO NOME DE PAI JOAQUIM DE ANGOLA E O SEU CHAPÉU DE PALHA.
SÃO MUITOS OS MISTÉRIOS QUE ENVOLVEM O POVO, AS LINHAS, O UNIVERSO DA NOSSA UMBANDA QUERIDA.
GRANDES FIGURAS ENTREMEIAM COM A CORDA DA HUMANIDADE, UMA DESTA FIGURA É O GRANDE PRETO-VELHO PAI MANOEL
JOAQUIM DE ANGOLA, QUE BAIXA NOS TERREIROS LEVANDO SUA MISSÃO DE AMOR E ESSE AMOR É TÃO GRANDE QUE NINGUÉM PARA,
PARA TENTAR DESVENDAR QUEM FOI ESTA LENDÁRIA FIGURA ENTRE OS PRETOS VELHOS DE UMBANDA.
PAI JOAQUIM OU IQUEMÍ FOI UM NEGRO FORTE, GUERREIRO, FILHO PROMETIDO DE UMA FAMÍLIA REAL AFRICANA, ORIUNDA DE
ANGOLA, ÁFRICA PARA REINAR JUNTO AO SEU POVO.
IQUEMÍ ERA UM PRÍNCIPE MAJESTOSO, AMAVA SUA LIBERDADE, SEUS AMORES, UM LEGITIMO FILHO DO ORIXÁ XANGÔ.
MAS ENTRE GUERRA DE BRIGAR PELO PODER, IQUEMÍ FOI APRISIONADO POR UMA TRIBO INIMIGA QUE O ENTREGARAM AOS
MERCADORES BRANCOS.
IQUEMÍ O GRANDE GUERREIRO, PRÍNCIPE DE SUA TRIBO ESTAVA EM DESESPERO, PRESO COMO UM ANIMAL, VEIO NO PORÃO DE UM
NAVIO AOS GRITOS DE DESESPERO DOS SEUS INIMIGOS DE COR.
O MERCADOR DE ESCRAVO, DONO DO NAVIO AONDE VINHA IQUEMÍ, SOUBE DO DESTAQUE DE TER UM PRÍNCIPE ENTRE OS OUTROS
ESCRAVOS, OBSERVOU O SEU PORTE, SUA BELEZA, SEUS DENTES PERFEITOS E SEU CORPO MÚSCULOS, MAS VIU NOS SEUS OLHOS QUE
NÃO SE SUBMETERIA AOS MAUS TRATOS EM SE TORNAR UM ESCRAVO.
O MERCADOR DE ESCRAVOS CHAMAVA-SE MANOEL JOAQUIM, NASCIDO EM LISBOA DECIDIU FICAR COM IQUEMÍ NA SUA FAZENDA
NAS TERRAS DA BAHIA.
ASSIM IQUEMÍ CHEGOU A BAHIA FOI PARA A FAZENDA DO MERCADOR.
MAS IQUEMÍ NÃO ACEITAVA SER ESCRAVO, O MERCADOR SE AFEIÇOOU DE IQUEMÍ DEVIDO A SUA VALENTIA, SUA FORÇA E
DESTAQUE ENTRE OS NEGROS, MAL SABIA QUE SOBRE A LUZ DO ESPIRITISMO AMBOS ERAM ALMAS AFINS UNIDOS PELO DESTINO.
IQUEMÍ FOI CONQUISTANDO A AMIZADE DO SENHOR MANOEL JOAQUIM, QUE SÓ TEVE UM FILHO QUE MORREU CEDO COM A
PESTE, GOSTAVA DE IQUEMÍ COMO DE UM FILHO E UM DIA LHE DISSE:
- NEGRO, TU NÃO TENS UM NOME, UM NOME VERDADEIRO, UM NOME ONDE VAIS SER CONHECIDO, VOU PENSAR COMO TE CHAMAR.
O MERCADOR ADOECEU SERIA MENTE, ANTES DE MORRER BATIZA IQUEMÍ DE MANOEL JOAQUIM DE LUANDA, UM PEDIDO DE IQUEMÍ.
SUA FAMA CORREU TERRAS, ENVELHECENDO SE TORNOU PAI DE TODOS. PAI MANOEL JOAQUIM DE LUANDA ( PAI JOAQUIM
D’ANGOLA)
SEU PAPEL NA ESCRAVIDÃO FOI IMPORTANTÍSSIMO, PROMOVIA A PAZ ENTRE SEUS IRMÃOS DE COR. BONDOSO, UM VERDADEIRO
CRISTÃO, PAI JOAQUIM RECEBEU SEU PRIMEIRO CHAPÉU DE PALHA, DADO POR BISPO DA IGREJA LOCAL QUANDO SUA CABEÇA JÁ ERA
TODA BRANQUINHA. SOFREU MUITO NO CATIVEIRO, MAS JAMAIS ESQUECEU SUA GRANDE E VELHA MÃE ÁFRICA.

TEXTO RECEBIDO POR EMAIL
Comentário de CENTRO ESPIRITA SÃO JORGE em 8 setembro 2009 às 13:20
Preto Velho

Apresentam-se também na Umbanda, além dos Orixás, uma categoria de espíritos denominados guias ou entidades, os quais nos acompanham no dia a dia de nossos trabalhos espirituais. São eles: Os Caboclo, Pretos- Velhos, Crianças e Exús. Existem ainda outras entidade como os Marinheiros, Boiadeiros, Mineiros, Ciganos e Ciganas e até Cangaceiros também.
Essas entidades são providas de gande força espiritual e muita luz, trabalhando sempre nas curas, nas desobsessões, na tranquiização dos filhos acomeidos de problemas inquietantes, assim como na abetura de caminhos.
Oa pretos-velhos na umbanda, eles representam a força, a resignação, a sabedoria, o amor e a caridade. São um ponto de referência para todos aqueles que necessitam: curam, ensinam, educam pessoas e espiritos sem luz.
Eles representam a hmuldade, não tem raiva ou ódio pelas humilhaçõe, atrocidade e torturas a que foram submetidos no passado.
com seus cachimbos, fala pousada, tranquilidade nos gestos, eles escuam e ajudam aqueles que necessitam, independente de cor, idade e de religião.
Não podemos dizer que em sua totalidade que esses espíritos são diretamente os mesmo pretos velhos da escravidão, pois no processo cíclico da reencarnação paasaram por muitas vidas anteriors foram: negros escravos, filófofos, médicos, ricos, pobres, iluminados, e outros, mas para ajudar aqueles que necessitam escolheram ou foram escolhidos para voltar a terra em forma incorporada de preto-velho, outros nem pretos-velhos foram, mas escolheramm como missão voltar nesse pseudo forma. Este comentário pode deixar algumas pessoas, do culto e fora dele, meio confusas: então o preto-velho não é preto-velho?
O espírito que evolui tem a capacidade de ser por como qualquer forma passada, pois ele é energia viva e conduzente de luz, a forma é apenas uma consequência do que eles tenham que fazer na terra.
Esses espíritos podem sw apresentar, por exemplo, em lugarres como médico e em outros como um preto-velho.
Não é uma forma de enganar ou má fé com relação aqueles que acreditam, muito pelo contrário, quando de conversa sinceramente, eles mesmos nos dizem quem são, caso tenham autorização.
Por isso, se voce for falar com um preto-velho, tenha humildade e saiba escutar, não queira milagres ou que ele resolva seus problemas, como em um passe de mágica, entenda que qualquer solução tem o princípio dentro de você mesmo, tenha fé, acredite em você, tenha amor a Deus e a voçê mesmo.
O termo " velho ", Vovó, vovô é para sinalizar sua experiência, pois quando pensamos em alguém mais velho, como um vovó o uma vovô subtendedemos que essa pessoa já tenha vivido muito mais tempo adquirindo assim mais coisas para contar e passar, priciplamente essa mesmas pessoas já viveu o sufuciente para ter aprendido a ter paciência, compreensão, menos ansiedade para a vida.
É baseado nesses fatores que as pessoas mais velha aconselham. No mundo espiritual é bastante semelhanete a grande caracteristica dessa linha é o conselho é devido a esse fato que carinhosamente dissemos que são os " Psicólogos da Umbanda ".
Eles aliviam o fardo espiritual de cada pessoa fazendo com que se fortaleça espiritualemte. Se a pessoa se fortalece e cresce consegue carregar mais comodamente o peso de seus sofrimentos, ao passo que se ela se entrega ao sofrimento e ao desespero e sucumbe por terra pelo peso que carega, então cada um pode fazer com que seu sofrimento diminua ou aumenta de acordo como encare seu distino e os acontecimentos de sua vida.
Sua forma de incorporação é compacta e lenta, sem dançar ou pular. A vibração começa com um " peso " nas costas e uma inclimação de tronco para frente, e os pés fixados no chão, se locomovem apenas quando incorporadps para saudações necessáriase depois sentam e praticam sua caridade, podemos encontrar alguns que se mantém em pé.
É possivel ver Pretos-Velhos dançando, mais esse dançado é sutil, apenas com movimentos dos ombros ou quando sentados, com as pernas. Essa simplicidade se expande, tanto na sua maneira de ser e de falar, usam vocabulário simples, sem palavras rebuscadas, sua maneira carregada de falar é para dar ideía de antiguidade.
Além disso os pretos-velhos nos ajudam a enxergar que a prática da caridade é vital para nossa evolução espiritual.
Os pretos-velhos levam a força de Deus a todos que queiram aprender e encontrar uma fé, sem ver a quem, sem julgar, mostrando que o amor a Deus, o reseito ao próximo e a si mesmo, o amor próprio, a froça de vontade de encarar o ciclo da reencarnação podem aliviar os sofrimentos do Carma e elevar o espírito para a luz divina, fazendo com que as pessoas entendam e encarem seus problemas e procurem suas soluções da melhor maneira possível dentro da lei do dharma e da cusa e efeito.
Salve todos os preto-velhos, que Deus os iluminem e os abencõem a todos que trabalham nesse mundo e no outro com muito Amor.
 

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